Nesta terça-feira (10), o Ambulatório Trans do Distrito Federal realiza o Mutirão Fila Zero, uma ação destinada a acolher pessoas trans, travestis e não-binárias, com o objetivo de zerar a fila de espera para atendimentos, que atualmente conta com mais de 300 inscritos. O evento ocorrerá das 8h30 às 17h, no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (CEDIN), localizado na Asa Sul, e contará com a participação de uma equipe multidisciplinar, que oferecerá atendimento especializado.
O atendimento incluirá a elaboração do Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada pessoa, uma ferramenta que permite criar um plano de cuidados personalizado e individualizado. Após a avaliação, serão feitos encaminhamentos para atendimentos especializados conforme as necessidades de cada participante. A data escolhida para o mutirão, 10 de dezembro, também é uma forma de homenagear o Dia Mundial dos Direitos Humanos, celebrado em todo o mundo desde 1948.
A ação é fruto de uma parceria entre o coletivo Brasiliense de Defesa de Direitos Humanos (CentroDH), o Grupo Estruturação, a equipe do Ambulatório Trans e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O Ambulatório Trans é o principal serviço de referência no DF para o atendimento de pessoas trans, travestis e não-binárias, oferecendo acolhimento, suporte multiprofissional e encaminhamentos para demandas específicas. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por e-mail ou telefone.