A Prefeitura de Macapá iniciou na segunda-feira (16) um mutirão de atualização cadastral para beneficiários do Bolsa Família com o benefício bloqueado. O atendimento acontece na Casa do Bolsa, localizada na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, e vai até sexta-feira (20), das 8h às 17h. Durante esses cinco dias, a ação é voltada exclusivamente para os cidadãos que enfrentam o bloqueio do benefício, com a retomada dos demais serviços, como recadastro e inclusão, prevista para o dia 6 de janeiro, em horário reduzido devido ao recesso de fim de ano.
Para ter acesso ao benefício, a renda por pessoa da família não pode ultrapassar R$ 218 mensais. Um exemplo prático é uma família de sete pessoas onde um único membro recebe um salário mínimo, resultando numa renda per capita de R$ 201,71, que está abaixo do limite exigido para o programa. Além disso, é necessário que a família esteja devidamente inscrita no Cadastro Único, com dados atualizados. O cadastro pode ser feito em postos da assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Para participar do mutirão, os beneficiários precisam apresentar documentos pessoais como CPF, RG, título de eleitor e comprovante de endereço, tanto do titular quanto dos dependentes. A Casa do Bolsa está funcionando para facilitar o processo de regularização e garantir que os cidadãos que atendem aos requisitos possam reaver o benefício de forma rápida e eficiente.