A MotoGP, considerada a principal categoria do motociclismo mundial, terá uma etapa no Brasil novamente em 2026, após 22 anos. A corrida ocorrerá no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, e marcará o retorno da competição ao país. O contrato já está acordado e será assinado na próxima semana, em evento que contará com a presença de autoridades locais e representantes da organização do evento.
A última vez que o Brasil sediou uma prova de MotoGP foi em 2004, no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O circuito carioca recebeu o evento desde 1995, mas desde então o país ficou sem etapas da competição, assim como sem pilotos brasileiros na categoria. Alexandre Barros, que disputou a MotoGP até 2004, foi o último brasileiro a competir nesse nível.
O anúncio do retorno da MotoGP ao Brasil foi bem recebido por autoridades e profissionais do setor, que destacam a importância do evento para o turismo e a economia local. A presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e outros líderes do setor de esportes será um marco para a promoção da competição no Brasil e na América Latina.