Em 2025, estudantes da rede pública de ensino de São Paulo terão a oportunidade de participar de monitorias de física, matemática, tecnologia e robótica, oferecidas por graduandos da Universidade de São Paulo (USP). O projeto tem como objetivo apoiar alunos do ensino médio na preparação para o Enem e o Provão Paulista, além de despertar o interesse pela aprendizagem dessas disciplinas. As inscrições para as escolas interessadas podem ser feitas até o dia 11 de dezembro de 2024.
O projeto, que será realizado entre 3 de fevereiro e 30 de junho de 2025, contará com a colaboração de graduandos dos Institutos de Física, Matemática e Estatística, e da Escola Politécnica da USP. Cada monitor atuará uma vez por semana em uma escola estadual, com duas turmas no mesmo dia e aulas de uma hora. As monitorias terão o foco na ajuda para a compreensão de conteúdos que, segundo pesquisas recentes, têm causado dificuldades significativas entre os estudantes brasileiros, especialmente em matemática, área em que o Brasil obteve resultados abaixo da média global no exame Pisa.
Além de auxiliar na preparação para exames, o projeto também busca enfrentar os desafios educacionais identificados, como o alto índice de ansiedade dos estudantes em relação à matemática. O envolvimento de alunos universitários nas escolas públicas é uma estratégia para reduzir desigualdades educacionais, promovendo maior acesso a conhecimentos essenciais e incentivando o desenvolvimento de habilidades em áreas tecnológicas e científicas.