A reexibição da novela *Tieta* no programa “Vale A Pena Ver De Novo” trouxe à tona um dos maiores mistérios da teledramaturgia brasileira: a identidade da mulher de branco. Na trama, escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzoshn e Ricardo Linhares, uma figura enigmática circulava pelas ruas da fictícia Santana do Agreste. Usando um vestido de noiva e com o rosto coberto, a mulher aparecia especialmente nas noites de lua cheia, quando atacava os homens da cidade. Apesar das especulações de que fosse um fantasma, a personagem era uma mulher viva, responsável por vários crimes.
No entanto, o mistério da mulher de branco só foi desvendado no final da trama original, exibida em 1989. Com a reexibição da novela, internautas têm resgatado informações sobre o verdadeiro papel da personagem, que foi interpretada por Cláudia Alencar. Ela era Laura, esposa do comandante Dário, e sua identidade e motivações continuam sendo um dos pontos mais intrigantes da história, que envolvia temas como vingança e mistério.
A novela continua a ser uma das mais lembradas da teledramaturgia brasileira, e o reencontro com seus personagens e mistérios, como o da mulher de branco, gera discussões entre antigos e novos telespectadores. A reexibição também proporciona uma reflexão sobre a evolução das produções televisivas e sobre como o público acompanha e revisita antigas tramas, trazendo novas perspectivas ao olhar sobre personagens complexos e suas histórias.