Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) chegaram à residência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, por volta das 15h40 desta segunda-feira (16). Lula, que recebeu alta hospitalar no domingo (15) após passar por uma cirurgia para tratar uma hemorragia intracraniana, está em recuperação e permanecerá na capital paulista até quinta-feira (19), quando realizará uma tomografia para uma nova avaliação médica.
Na manhã de segunda-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também esteve na casa do presidente. Durante uma coletiva de imprensa após a alta, Lula mencionou a possibilidade de realizar uma reunião ministerial até o final do ano, como parte de sua agenda de trabalho, apesar de estar sob cuidados médicos. O presidente afirmou estar focado nas questões do país, conforme o início da semana de trabalho.
O médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, afirmou que o presidente pode retomar suas atividades normalmente, mas deverá permanecer atento a sinais como dores de cabeça e sonolência. A situação continua sendo monitorada de perto, com a expectativa de que a saúde do presidente se estabilize ao longo dos próximos dias.