A ministra Maria Elizabeth Rocha foi eleita nesta quinta-feira (5/12) para ocupar uma vaga na corte do Superior Tribunal Militar (STM), o órgão máximo da Justiça Militar da União. A posse está marcada para março de 2025. Ela faz parte do STM desde 2007, quando foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu primeiro mandato.
Maria Elizabeth se destaca por ser a primeira mulher a integrar o STM em seus 216 anos de existência. Entre 2013 e 2015, assumiu temporariamente a presidência do tribunal, em um mandato-tampão. Ao longo de sua carreira, a ministra tem sido reconhecida por sua expertise em Direito Constitucional, área em que é doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de ter graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
O STM é composto por 15 ministros, dos quais 10 são militares e 5 civis. As vagas são distribuídas entre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, com quatro cadeiras para o Exército, três para a Marinha e três para a Aeronáutica. A nomeação de Maria Elizabeth para a corte reforça a diversidade e o protagonismo das mulheres em espaços de decisão dentro do Judiciário brasileiro.