O Ministério das Mulheres, em parceria com a ONU Mulheres, divulgou uma cartilha do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, com o objetivo de combater todas as formas de violência de gênero, discriminação e misoginia contra mulheres e meninas. O guia, dividido em quatro partes, apresenta o contexto da violência contra as mulheres no Brasil, faz um histórico das políticas de enfrentamento e aborda estereótipos de gênero, empoderamento e as características da violência baseada no gênero. Além disso, a cartilha esclarece os tipos mais frequentes de violência e as diferenças entre os tipos de feminicídio.
No contexto dessa ação, a campanha “Laço Branco”, que ocorre anualmente no Brasil em 6 de dezembro, reforça a importância do envolvimento dos homens no combate à violência contra as mulheres. A data, instituída pela Lei nº 11.489/2007, faz parte da campanha dos 21 Dias de Ativismo, que visa conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência de gênero. O Ministério das Mulheres também tem promovido o engajamento masculino por meio da mobilização permanente pelo “Feminicídio Zero”.
Além disso, o Ministério das Mulheres tem firmado parcerias estratégicas, como com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para ampliar o alcance de suas iniciativas. A assinatura da Carta-Compromisso pelo “Feminicídio Zero” e a implementação do Protocolo Não é Não em arenas esportivas são exemplos dessa colaboração. A atuação conjunta busca conscientizar e engajar diversos setores da sociedade para enfrentar a violência contra as mulheres de forma mais eficaz.