O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou um repasse de R$ 27,8 milhões ao Governo de São Paulo para a compra de 2 mil novas câmeras corporais (COPs) para a Polícia Militar do estado. O investimento visa fortalecer o programa estadual de monitoramento e ampliar a utilização das câmeras, que são consideradas uma ferramenta importante para a transparência nas ações policiais e a promoção de maior segurança tanto para os agentes quanto para a população. Com a aquisição, o número de câmeras em uso em São Paulo passará de 10.125 para 14 mil, elevando a cobertura do programa em 38%.
A decisão foi tomada após São Paulo ser classificado em primeiro lugar na categoria de estados com mais de 20 mil policiais, conforme os critérios definidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O repasse é parte de um edital que visou financiar estados com o objetivo de expandir o uso de tecnologias no combate ao crime e na melhoria da segurança pública. Já em setembro deste ano, o estado havia feito uma compra adicional de 2 mil câmeras, somando um total de 12 mil unidades antes do anúncio deste novo aporte federal.
Além de fortalecer o aparato tecnológico das forças policiais, o programa está alinhado com os objetivos de modernização e estruturação das instituições de segurança pública, tanto no nível estadual quanto federal. A proposta do Governo de São Paulo destaca que a ampliação das câmeras corporais contribuirá para a prevenção de crimes, especialmente no enfrentamento à corrupção, crime organizado e violência, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com a transparência nas ações das autoridades.