O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGO) autorizou, na última sexta-feira (6), a realização de um concurso público para o preenchimento de 192 vagas na Polícia Federal (PF). A instituição ficará responsável pela execução de todas as etapas do certame, incluindo a publicação do edital e a realização das provas. O edital de abertura deve ser divulgado em até seis meses, e o prazo mínimo entre a publicação e a aplicação da primeira prova será de dois meses.
As vagas são distribuídas entre cargos de nível intermediário e superior, com especialidades como assistente social, contador, enfermeiro, médico, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, estatístico, administrador, técnico em comunicação social e técnico em assuntos educacionais. O concurso visa atender à demanda da Polícia Federal, que possui diversas atribuições essenciais, como a luta contra o crime organizado, controle migratório e a proteção de autoridades.
Após a homologação do resultado final, a ocupação das vagas estará condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira. A Polícia Federal desempenha papéis fundamentais na segurança pública, como a investigação de crimes contra a União, o combate ao tráfico de armas e explosivos e a cooperação internacional para o enfrentamento de diversas ameaças à ordem pública.