O Ministério da Agricultura anunciou, na última sexta-feira (13), em Várzea Grande (MT), uma série de iniciativas para impulsionar a produção da agricultura familiar no estado. O ministro Carlos Fávaro apresentou o projeto Solo Vivo, voltado para a recuperação de áreas degradadas, e o projeto Alimentar, que implantará uma horta solidária na cidade. Além disso, foi assinado um acordo para a construção de um frigorífico de caprinos e ovinos em Acorizal, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Ovinomat).
As ações foram estruturadas em colaboração com entidades locais, como a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri-MT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O frigorífico em Acorizal, um dos principais projetos, visa fortalecer a cadeia produtiva de caprinos e ovinos, ampliando a infraestrutura do setor no estado.
Outro destaque é o programa estratégico de fortalecimento estrutural de assentamentos rurais e sustentabilidade da agricultura familiar, que inclui o projeto Elas na Agricultura. Esta iniciativa tem foco na capacitação de mulheres do campo, promovendo o empreendedorismo rural por meio de parcerias com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a ONG Lírios. Essas ações visam melhorar a qualidade de vida e a renda das famílias rurais em Mato Grosso, promovendo uma agricultura mais sustentável e inclusiva.