A sessão de terça-feira (10) registrou queda nos índices futuros das bolsas de valores dos Estados Unidos, à medida que os investidores aguardam o anúncio do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) previsto para quarta-feira (11), que deve trazer indicadores cruciais sobre a inflação no país. Economistas preveem que a inflação geral tenha subido 0,3% em novembro, com uma alta acumulada de 2,7% nos últimos 12 meses. Esse dado será importante para orientar as expectativas sobre a próxima decisão de política monetária do Federal Reserve.
Nos mercados de ações, o destaque foi a queda de mais de 7% nas ações da Oracle após a divulgação de seus resultados fiscais do segundo trimestre, que não atenderam às expectativas do mercado. Empresas como GameStop e Dave & Buster’s Entertainment também estão programadas para divulgar seus resultados financeiros. No cenário dos mercados futuros, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registraram pequenas perdas, com variações negativas em torno de 0,09% a 0,14%.
Na Ásia, os mercados fecharam de forma mista, com destaque para o desempenho positivo das ações chinesas, impulsionadas por um anúncio de estímulos econômicos do governo de Pequim. O Politburo, liderado pelo presidente Xi Jinping, sinalizou a adoção de uma política monetária mais flexível em 2025. Na Europa, os mercados operaram em território negativo, com a preparação para os dados de inflação dos EUA afetando as negociações. Os preços do petróleo mantiveram-se em baixa, enquanto o minério de ferro atingiu seu maior nível em dois meses, beneficiado pela flexibilização das políticas econômicas chinesas.