Francisco Kaio de Souza, um garoto de oito anos de Fortaleza (CE), passou por um transplante de medula óssea em março de 2023 no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP), após ser diagnosticado com leucemia. Como forma de agradecimento, Francisco criou uma réplica em 3D do hospital no jogo Minecraft, que reproduz com detalhes a fachada e as características da instituição de saúde, incluindo as janelas coloridas, que o garoto lembra com carinho de seu período de internação.
O projeto levou cerca de dez dias para ser concluído, com Francisco utilizando fotos do hospital para recriar as estruturas com o máximo de fidelidade. Ele apresentou sua criação aos médicos e funcionários durante uma consulta em dezembro, recebendo uma recepção emocionada pela homenagem. O modelo virtual do hospital ainda precisa de ajustes, como a adição de móveis, mas já possibilita a exploração do ambiente de forma interativa.
A história de Francisco se iniciou com um diagnóstico precoce de leucemia, ainda quando ele tinha dois anos. Após um tratamento de quimioterapia e uma recidiva da doença, o transplante de medula óssea se tornou a alternativa. O pai foi o doador da medula, e hoje, quase dois anos após o procedimento, Francisco se sente bem e continua acompanhando seu tratamento com consultas periódicas no HCM.