O ano de 2024 trouxe uma série de lançamentos de artistas consagrados, que conquistaram as paradas de sucesso com álbuns e singles inovadores. Em uma análise do The New York Times, três críticos musicais – Jon Pareles, Jon Caramanica e Lindsay Zoladz – selecionaram as melhores músicas lançadas ao longo do ano, refletindo sobre os destaques e as surpresas do cenário musical. Cada um deles compartilhou suas listas, com escolhas que variam entre o pop, o rap e o indie, evidenciando os momentos em que os músicos desafiaram convenções ou adotaram novos caminhos criativos.
Lindsay Zoladz, por exemplo, destacou as músicas que representaram experimentações dentro do pop, citando faixas como “Espresso” de Sabrina Carpenter e “Taste” da mesma artista. Ela valorizou singles que conseguiram se destacar não apenas pelo som, mas pela maneira como expandiram os limites de seus respectivos gêneros. Já Jon Caramanica se concentrou em canções que desafiaram as expectativas, como “Not Like Us” de Kendrick Lamar e “Supernatural” do grupo NewJeans, sugerindo que as músicas de 2024 transcenderam simples momentos de sucesso, oferecendo uma exploração mais profunda de novas sonoridades e temas.
Por sua vez, Jon Pareles deu ênfase às faixas com forte impacto cultural e social, como “Not Like Us” de Kendrick Lamar e “Texas Hold Em” de Beyoncé, reconhecendo o poder das músicas que geraram discussões e ressoaram além das paradas musicais. Ele compilou uma lista que inclui desde o folk de Laura Marling até o experimentalismo de FKA twigs, oferecendo uma amostra do que 2024 representou em termos de diversidade e profundidade musical. Cada crítico trouxe uma perspectiva única, refletindo as diferentes formas de expressão musical que dominaram o ano.