O vice-presidente da República afirmou que a aprovação de medidas de contenção de gastos em tramitação no Congresso Nacional tende a reduzir a cotação do dólar. Durante evento sobre direitos das mulheres, ele destacou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal e a expectativa de que o câmbio diminua com a aprovação do pacote fiscal ainda neste ano. O dólar encerrou o último dia negociado a R$ 6,27, refletindo a tensão dos mercados.
O pacote fiscal, atualmente em análise pela Câmara dos Deputados, inclui medidas para redução de despesas e busca melhorar as expectativas fiscais. Além disso, o anúncio de isenção de Imposto de Renda para salários até R$ 5.000 gerou nervosismo nos mercados financeiros, levantando preocupações sobre o impacto fiscal dessas decisões.
Outro ponto destacado foi a aprovação do projeto de regulamentação da reforma tributária, considerada histórica pelo vice-presidente. A Câmara ajustou o texto, reduzindo o valor do IVA, e agora o projeto segue para sanção presidencial. O governo busca avançar com as reformas como forma de estabilizar as contas públicas e recuperar a confiança econômica.