O Ministério da Educação (MEC) iniciou uma consulta com dirigentes e secretários municipais de todo o Brasil para avaliar como as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) estão sendo incorporadas nas práticas pedagógicas das instituições de ensino. A pesquisa, realizada por meio de um formulário online, foi enviada aos gestores de educação e estará disponível até o dia 31 de janeiro. O objetivo é compreender melhor o impacto desses materiais no processo de ensino-aprendizagem e identificar possíveis melhorias no programa.
Esta consulta é a primeira etapa de um diagnóstico mais amplo, com previsão de novas pesquisas em 2025 para aprimorar o levantamento de informações sobre o uso dos livros didáticos no Brasil. A pesquisa busca entender em que medida as obras do PNLD contribuem para uma educação de qualidade, além de coletar impressões sobre o impacto dessas publicações no cotidiano escolar. Para isso, a Secretaria de Educação Básica do MEC está contando com o apoio de diversas instituições, como o FNDE, a Undime e o Consed.
A consulta envolve, inicialmente, os professores, que já contribuíram com suas avaliações sobre o programa, e agora se estende aos gestores municipais. A coleta de dados tem como intuito promover um diagnóstico detalhado, a fim de aprimorar o PNLD e garantir que os materiais didáticos atendam às necessidades das escolas e alunos em todo o país. Além disso, o MEC busca identificar possíveis ajustes no programa para que ele continue a contribuir para o fortalecimento do ensino no Brasil.