O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (26) o edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025, que traz detalhes sobre o cronograma e as novas regras para o processo de inscrição. As inscrições serão realizadas entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2025, e os candidatos concorrerão às vagas em universidades públicas para os dois semestres letivos de 2025, sem a possibilidade de escolha do semestre de ingresso, que dependerá da classificação do candidato no curso escolhido.
Para participar, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio, tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e não tenha zerado a prova de redação. Além disso, o SiSU 2025 será único, ou seja, não haverá outra oportunidade de inscrição após janeiro de 2025. O resultado da seleção será divulgado no dia 26 de janeiro, com as matrículas acontecendo entre os dias 27 e 31 de janeiro do mesmo ano.
O MEC também reforçou que haverá uma manifestação de interesse para os candidatos que desejarem participar da lista de espera, que poderá ser feita entre 26 e 31 de janeiro de 2025. A medida visa atender à demanda de vagas nas universidades federais e outras instituições públicas que aderirem ao sistema. O SiSU é uma importante ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo a entrada de estudantes com base nas notas do Enem.