As matrículas para os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) de Santa Catarina estão abertas até o dia 13 de dezembro. O processo deve ser realizado presencialmente nas unidades mais próximas, com a entrega de documentos como RG, CPF, comprovante de residência atualizado e histórico escolar completo. Para aqueles que não conseguirem se matricular dentro desse prazo, haverá uma nova oportunidade entre 3 e 7 de fevereiro de 2025. A idade mínima exigida para ingresso nos cursos de Educação de Jovens e Adultos é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Em 2024, mais de 22 mil estudantes se matricularam na modalidade, que vai da alfabetização ao Ensino Médio. Os CEJAs são voltados para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica na idade apropriada, atendendo jovens, adultos e idosos. Com 40 unidades espalhadas por 197 municípios de Santa Catarina, essas escolas oferecem uma chance de educação para aqueles que buscam retomar seus estudos.
Além do Ensino Fundamental e Médio, os CEJAs também oferecem qualificação profissional em áreas diversas, como Língua Portuguesa para Estrangeiros, Assistente Administrativo, Recursos Humanos, Operador de Computador e Costureiro Industrial. Essas qualificações são parte da matriz curricular do Ensino Médio e visam aumentar as chances de empregabilidade dos estudantes, oferecendo formação prática que atende aos interesses do público-alvo.