A startup Marulho, com sede em Ilha Grande (RJ), está inovando ao transformar resíduos marinhos, como redes de pesca abandonadas, em produtos sustentáveis. Seu mais recente lançamento, a sandália Matariz, foi premiado com o Design for a Better World Award 2024, na categoria Design de Produtos, Serviços e Embalagens. O produto foi desenvolvido em parceria com a Gasp Design e visa combater a poluição marinha, além de promover a autonomia da comunidade pesqueira local, utilizando processos de produção artesanal e com baixo desperdício.
A sandália Matariz, que destaca a importância do reaproveitamento de materiais, é resultado de uma produção artesanal que garante leveza, resistência e durabilidade. A empresa também tem se preocupado com a capacitação da comunidade local, direcionando 43% do valor de cada produto para os redeiros e costureiras da região. Além disso, Marulho promove a preservação cultural caiçara, ao desenvolver cartilhas educativas para registrar e disseminar o conhecimento técnico de produção.
Fundada em 2019 por Beatriz Mattiuzzo, a Marulho tem se consolidado como referência no reaproveitamento de resíduos marinhos, com uma linha de produtos que inclui bolsas, mochilas e acessórios. Seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto social é reforçado pela colaboração com a Gasp Design, que também se destaca por seu foco em materiais recuperados e produção artesanal. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 12, que visa a promoção de consumo e produção responsáveis.