O presidente eleito do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, anunciou a indicação de Emanuel, campeão olímpico de vôlei de praia, para o cargo de diretor geral da entidade. Caso sua nomeação seja aprovada pelo Conselho de Administração, Emanuel substituirá Rogério Sampaio, que deixará o cargo em janeiro. Emanuel, de 51 anos, tem uma carreira de destaque no esporte, com três medalhas olímpicas e títulos mundiais, além de experiência significativa na gestão esportiva.
Após se aposentar das competições, Emanuel se formou em gestão esportiva e marketing, e ocupou diversos cargos importantes no setor, como secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento e diretor executivo de Esportes Olímpicos no Fluminense. Recentemente, ele foi eleito para a Comissão de Atletas do COB, mas decidiu não assumir o cargo devido à sua indicação para a função de diretor geral. La Porta destacou a experiência de Emanuel tanto no setor público quanto privado, e o considerou uma escolha de “alto gabarito”.
A indicação de Emanuel será analisada pelo novo Conselho de Administração, que tomará posse em 15 de janeiro, junto ao novo presidente e vice do COB. Emanuel expressou satisfação com o convite e aceitou o desafio, ressaltando que suas experiências como atleta e gestor podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do movimento olímpico no Brasil.