Marco La Porta, presidente eleito do Comitê Olímpico do Brasil (COB), indicou o ex-jogador de vôlei de praia Emanuel para o cargo de diretor geral da entidade. Caso a indicação seja aprovada pelo Conselho de Administração, Emanuel substituirá Rogério Sampaio no comando do COB a partir de janeiro de 2024. Emanuel, de 51 anos, tem uma carreira de destaque no esporte, com uma medalha de ouro em Atenas 2004, além de outros dois pódios olímpicos em Londres 2012 (prata) e Pequim 2008 (bronze). Ele também se destacou como tricampeão mundial e vencedor de diversos títulos no Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
Após sua carreira de atleta, Emanuel se formou em gestão esportiva e marketing, e desde então tem ocupado cargos relevantes na administração do esporte brasileiro. Entre suas funções anteriores, foram destaque as de secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, diretor executivo de Esportes Olímpicos no Fluminense e membro do Comitê Brasileiro de Clubes. Além disso, ele teve uma participação política nas eleições do COB, chegando a ser candidato a vice-presidente em 2020.
A escolha de Emanuel foi feita de forma consensual entre La Porta e a vice-presidente eleita, Yane Marques, que destacaram a experiência e competência do ex-atleta tanto na gestão pública quanto no meio esportivo. Emanuel expressou satisfação com o convite e se disse pronto para contribuir com sua vivência, tanto como atleta quanto como gestor, no fortalecimento do movimento olímpico no Brasil. A decisão final sobre a nomeação será tomada pelo novo Conselho de Administração do COB, que tomará posse em 15 de janeiro de 2024.