O mapa de qualidade da água da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) revelou que, neste domingo (22), 18 praias do litoral paulista estão classificadas como impróprias para banho. O levantamento, realizado no segundo dia do Verão, apontou o litoral norte como a região mais afetada, com 13 praias fora dos padrões de balneabilidade. Dentre essas, estão as praias de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, com destaque para locais como Rio Itamambuca e Itaguá, em Ubatuba, e Pontal da Cruz, em São Sebastião.
Além do litoral norte, a Baixada Santista também registrou praias impróprias, com cinco locais afetados: Perequê (Guarujá), Aviação, Vila Mirim e Maracanã (Praia Grande), e Vera Cruz (Mongaguá). A classificação das praias é baseada na análise da presença de bactérias, como coliformes termotolerantes, Escherichia coli e enterococos, que indicam a qualidade da água para o banho.
Por outro lado, o litoral sul de São Paulo não teve nenhuma praia considerada imprópria até o momento. A CETESB realizará nova medição da qualidade da água no dia 26 de dezembro. As autoridades ambientais continuam monitorando os locais, visando garantir a segurança e o bem-estar dos banhistas, além de adotar medidas corretivas onde necessário.