Mais de 17 milhões de brasileiros já obtiveram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo documento, que utiliza o CPF como número único de identificação, está disponível em três formatos: digital, papel e cartão, e possui validade em todo o território nacional. A CIN visa combater fraudes, melhorar os cadastros e aprimorar o acesso a serviços públicos digitais, além de permitir o uso de mais de 4,5 mil serviços online disponíveis no site do Governo.
Para obter o documento, é necessário realizar o agendamento nos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal, levando a certidão de nascimento ou casamento. A primeira emissão é gratuita. A nova CIN também conta com um QR Code para garantir maior segurança, sendo válida por tempo indeterminado, mas com a recomendação de que a troca seja feita até 2032.
Além disso, o Ministério da Gestão destaca que o novo modelo facilita a interação dos cidadãos com os sistemas digitais do governo e proporciona maior eficiência nos processos de identificação e verificação. O governo também reforça a importância da digitalização do documento, o que contribui para um ambiente mais seguro e ágil para os brasileiros.