Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Locomotiva revela que 58% dos brasileiros têm a intenção de gastar mais com viagens neste fim de ano, em comparação com o ano passado. A pesquisa, que entrevistou 1.461 pessoas entre 2 e 4 de dezembro, aponta que 52% dos respondentes planejam viajar, sendo as cidades com praia os destinos mais populares. Além disso, 29% afirmam que gastarão o mesmo valor que no ano anterior, enquanto 13% reduzirão seus gastos.
O estudo também destaca uma forte demanda por viagens entre os jovens, com 58% dos entrevistados dessa faixa etária dizendo querer passar o fim de ano em outra cidade. Embora as classes mais altas liderem a intenção de viagem, a pesquisa mostra que as classes C e D também estão planejando aproveitar as festas de fim de ano em destinos fora de casa, com destaque para as cidades litorâneas, que atraem 57% dos entrevistados.
Em relação à hospedagem, a pesquisa indica que 49% dos entrevistados optam por hotéis ou pousadas, enquanto 24% preferem alugar uma casa ou apartamento. Outras formas de acomodação incluem hospedagem em casa própria ou emprestada (16%), acampamento (4%) e hostels ou albergues (2%). O levantamento revela que, mesmo com as dificuldades econômicas, os brasileiros estão priorizando a viagem durante a alta temporada de verão.