Solenidade ocorre no Centro de Cultura e Eventos da UFG e empossa também a vice-prefeita, Coronel Cláudia e os 37 vereadores eleitos para o mandato 2025/2028
O prefeito eleito e diplomado Sandro Mabel (União Brasil) toma posse do cargo nesta quarta-feira (1°). A solenidade empossa também a vice-prefeita Coronel Cláudia Lira (Avante) e os 37 vereadores para o mandato 2025/2028. A Câmara Municipal é a responsável pelo evento, que ocorrerá às 14 horas no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG), com participação restrita a autoridades, convidados dos empossados e imprensa credenciada.
Mabel foi diplomado prefeito no dia 19 de dezembro junto da vice-prefeita Coronel Cláudia (Avante). Este é o evento que atesta que os eleitos estão aptos a exercer os cargos para os quais foram escolhidos por voto popular. Sandro Mabel destaca que está pronto para trabalhar por todos os goianienses. “Encaro este desafio com entusiasmo. Vamos fazer a diferença na gestão da capital.”
Mabel sabe das dificuldades que encontrará à frente do executivo municipal. “Temos feito a transição de maneira pacífica, tranquila. Além disso, temos uma equipe muito boa trabalhando com a gente, sem contar a nossa vice-prefeita, que tem sido uma aliada importante na construção do projeto da nossa cidade. Nossa companheira, que está 100% dedicada para trabalharmos juntos”, enfatizou.
Desafios
O prefeito Sandro Mabel destaca que possui metas ousadas para melhorar a vida dos goianienses. Nos 100 primeiros dias de gestão, todas as áreas receberão atenção especial. “O primeiro ponto certamente será a limpeza da cidade. Teremos mutirões em todas as regiões para desencardir Goiânia. Além disso, vamos trabalhar ações para o trânsito, saúde, educação.”
Mabel também dedicará sua gestão para a modernização dos serviços públicos, com investimentos em tecnologia e desburocratização. Ele quer dar viabilidade para negócios e empreendedorismo na cidade. O prefeito também buscará implantar, o quanto antes, a criação de novos distritos industriais para fortalecer a economia local, atrair investimentos e gerar empregos para que Goiânia não seja apenas uma cidade-dormitório.
Mabel reforça que todas as pastas estão envolvidas no projeto de 100 dias. “Vamos trazer um impacto neste início de gestão, mas as ações serão permanentes. Eu não vim para a prefeitura para pagar folha de pagamento. Eu aceitei esse desafio para mudar a realidade da nossa cidade. Todas as áreas terão atenção e dedicação, não só da minha parte, mas de todo secretariado”, disse.
Eleição
Sandro Mabel foi eleito com 353.518 votos, o que representou 55,53% dos votos válidos. Foi registrado o comparecimento de 677.881 eleitoras e eleitores (65,80%) às urnas, sendo 636.572 votos válidos. O total de votos em branco foi de 14.229 (2,10%) e os votos nulos contabilizaram 27.080 (3,99%). O índice de abstenção foi de 34,20% (352.393).
Sandro da Mabel Antônio Scodro (União) tem 66 anos e é natural de Ribeirão Preto (SP). Administrador, ele se candidatou pela coligação União por Goiânia, composta dos partidos União Brasil (União), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Podemos (Pode), Avante, Agir, Partido da Renovação Democrática (PRD) e Republicanos.
Com trajetória na política, após ser eleito deputado estadual por Goiás, em 1991, ocupou o cargo de deputado federal por quatro vezes, tendo sido eleito em 1994, 2002, 2006 e 2010. Ele atuava como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) desde 2019. Ele se afastou do cargo para se dedicar à prefeitura de Goiânia.