O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou ao Uruguai para participar da cúpula do Mercosul, evento que ocorrerá nesta sexta-feira (6) e que reunirá os líderes dos países membros do bloco. Antes do evento, Lula fez uma visita ao ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica em sua chácara em Montevidéu. O encontro, marcado pela amizade e afinidade ideológica entre os dois, emocionou o presidente brasileiro, que classificou Mujica como “a pessoa mais extraordinária que conheci”. Durante a visita, Lula condecorou Mujica com uma honraria do governo brasileiro.
A viagem de Lula ao Uruguai também ocorre em um momento crucial para o Mercosul, com a expectativa de que o acordo de livre comércio entre o bloco e a União Europeia, negociado por décadas, finalmente seja anunciado. O pacto tem como objetivo fortalecer as relações comerciais entre os países da América Latina e a União Europeia, além de impulsionar as economias do Mercosul. No entanto, o acordo ainda enfrenta resistências de setores produtivos e de alguns governos, tanto na América Latina quanto na Europa.
O chanceler do Uruguai, Omar Paganini, afirmou que todos os países do Mercosul estão favoráveis ao texto do acordo, e que a confirmação oficial deverá ocorrer na cúpula do Mercosul em Montevidéu. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, também está no Uruguai e indicou que a conclusão do acordo está próxima, o que aumenta as expectativas de um anúncio durante as reuniões. A retomada das negociações, que haviam sido paralisadas após um acordo preliminar em 2019, foi impulsionada a pedido da Comissão Europeia, que define a política comercial da União Europeia.