O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quinta-feira (5) para Montevidéu, Uruguai, onde participará da Cúpula do Mercosul, evento que ocorrerá entre os dias 5 e 6 de dezembro. Durante sua estadia, Lula também visitará o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em sua residência, o que ocorre após a vitória de Yamandú Orsi, sucessor político de Mujica, nas eleições do país vizinho. Orsi já esteve no Brasil para uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto.
Além de fortalecer laços bilaterais, Lula terá encontros com diversos líderes da região, incluindo o presidente da Bolívia, Luis Arce, que participa pela primeira vez da cúpula após a integração plena da Bolívia ao Mercosul. O governo brasileiro também espera avançar nas discussões sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, cujas negociações já duram 25 anos. Durante o evento, espera-se que o acordo seja finalizado, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, viajando ao Uruguai para a ocasião.
Embora as negociações tenham avançado, ainda restam alguns pontos pendentes, principalmente nas áreas ambiental e de políticas industriais. No entanto, as partes envolvidas acreditam que esses desafios podem ser resolvidos com a decisão política dos líderes. Caso os obstáculos sejam superados, o anúncio do acordo Mercosul-União Europeia pode ocorrer ainda durante a cúpula em Montevidéu, marcando um importante passo na integração econômica internacional.