O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros e líderes do governo no Congresso no Palácio do Planalto para acompanhar a tramitação do pacote fiscal. Participaram do encontro os ministros da Fazenda, Relações Institucionais e da Casa Civil, além de líderes como Jaques Wagner, Randolfe Rodrigues, José Guimarães e Otto Alencar. O objetivo da reunião, segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), foi discutir a pauta legislativa semanal e o andamento de propostas fiscais.
Entre os projetos em discussão estão o projeto de lei complementar que estabelece novos gatilhos fiscais, permitindo o contingenciamento de emendas parlamentares, e o PL que limita o aumento do salário mínimo a 2,5% ao ano, conforme o arcabouço fiscal. O governo tem pressa para que essas medidas de contenção de despesas sejam aprovadas ainda neste ano, com o intuito de ajustar as finanças públicas e controlar a inflação.
A proposta de Emenda Constitucional (PEC), que será encaminhada ao Legislativo, prevê ajustes significativos, como mudanças no abono salarial, alterações no Fundeb, e a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU). A PEC também contempla medidas para ajustes orçamentários e a atualização dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal, conforme índices de inflação.