O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta segunda-feira, 30, uma ligação telefônica ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, para reforçar o compromisso do Brasil e do Mercosul com a conclusão de um acordo de livre comércio entre os blocos. A conversa, que durou cerca de 30 minutos, abordou também temas da agenda bilateral, com ênfase nas negociações para a criação de uma Parceria Econômica Abrangente entre os Emirados Árabes Unidos e o Mercosul.
Lula destacou o entusiasmo do Brasil e dos países do Mercosul em relação às tratativas para esse acordo, que deve ser finalizado nos próximos meses. Além disso, o presidente brasileiro aproveitou a oportunidade para reiterar o convite para que o líder dos Emirados Árabes Unidos visite o Brasil em 2025. Se concretizada, a visita será histórica, marcando a primeira vinda de um chefe de Estado do país árabe ao Brasil.
O telefonema também incluiu o agradecimento de Lula pelo convite para participar do World Government Summit em Dubai, que ocorrerá em fevereiro de 2024. O Palácio do Planalto informou que a participação de Lula no evento será decidida em momento oportuno.