O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu falhas na comunicação de seu governo e ressaltou que a sociedade não tem sido adequadamente informada sobre as ações realizadas pela administração. Segundo Lula, em dois anos de governo, houve mais entregas de políticas públicas do que em seus dois mandatos anteriores, mas o desafio agora é melhorar a disseminação dessas informações. Ele se mostrou consciente de que é necessário adotar uma postura diferente para corrigir esses erros e garantir que a população esteja ciente das ações realizadas.
Lula também reconheceu que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem falhado em apoiar a comunicação do governo, e afirmou que é responsabilidade do partido colaborar na divulgação das realizações. Ele afirmou que o PT enfrenta dificuldades na adaptação à nova forma de fazer política, que se tornou mais institucionalizada e distante das ações de base. O presidente mencionou que uma reforma na comunicação será fundamental para combater a desinformação e corrigir a imagem pública do governo, além de fortalecer a presença do partido nas redes sociais.
Em sua participação remota em um seminário do PT, Lula lamentou não poder estar presente para aprender mais com os debates sobre os problemas enfrentados pelo governo e o partido. Ele também afirmou que, no próximo dia 19, realizará uma reunião ministerial, onde irá passar mensagens sobre as diretrizes do governo e fortalecer a união entre os membros da administração. O presidente criticou o domínio da extrema-direita nas redes sociais e ressaltou a necessidade de o governo e o PT trabalharem para reverter essa situação e melhorar sua comunicação com a população.