O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue em recuperação no Hospital Sírio-Libanês, onde está internado desde o início da semana, após uma cirurgia para drenar um hematoma no crânio. Aos 79 anos, Lula permanece lúcido, orientado, alimentando-se normalmente e caminhando. Segundo boletim médico divulgado neste sábado, ele continuará sendo monitorado por uma equipe médica liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. O presidente será submetido a exames de sangue, mas não há novas previsões para exames de imagem.
Lula foi hospitalizado após apresentar dores de cabeça e exames de imagem revelarem um hematoma entre o cérebro e a membrana meníngea, resultado de uma queda no Palácio da Alvorada, em outubro. Na madrugada de terça-feira, ele passou por uma cirurgia de emergência para drenagem do hematoma. Dois dias depois, foi submetido a um procedimento complementar para evitar novos sangramentos. Segundo a equipe médica, a chance de complicações é agora estatisticamente irrelevante.
Na segunda-feira, o presidente foi transferido de Brasília para São Paulo para dar continuidade ao tratamento. O estado de saúde de Lula é estável e ele continua sob observação médica para garantir uma recuperação segura. A equipe médica segue monitorando sua evolução, com boas expectativas para sua recuperação completa.