O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou sua residência, localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, na manhã de quinta-feira, 19, para realizar uma tomografia no Hospital Sírio-Libanês, na região da Avenida Paulista. A medida faz parte do acompanhamento pós-operatório, após as duas cirurgias realizadas na cabeça durante a semana anterior. Lula está em São Paulo desde o dia 10 de dezembro, quando foi submetido a uma cirurgia de urgência para remoção de um hematoma cerebral, um problema detectado após um acidente doméstico ocorrido no Palácio da Alvorada, em Brasília, em outubro.
Após receber alta no domingo, 16, Lula foi orientado pelos médicos a permanecer na capital paulista para monitoramento, embora tenha continuado com sua agenda de trabalho. Na segunda-feira seguinte, despachou com diversos ministros, mantendo sua rotina administrativa. A previsão é de que, após a realização dos exames nesta quinta-feira, o presidente retorne a Brasília na sexta-feira, 20, para uma reunião com sua equipe ministerial.
Por enquanto, um encontro tradicional com catadores de materiais recicláveis, previsto para o fim de ano, foi suspenso. A agenda do presidente segue sendo adaptada conforme a recuperação de sua saúde, e os médicos continuam acompanhando de perto sua condição clínica.