O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Senado, na noite de segunda-feira (16), uma lista com 18 indicações para cargos de diretores nas principais agências reguladoras do Brasil. As indicações, publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), deverão ser analisadas pelas comissões setoriais do Senado e aprovadas em plenário. O pacote foi adiado devido à internação hospitalar do presidente, mas chegou a tempo de apoiar a base governista e reforçar a articulação para as votações de medidas de corte de gastos, previstas para a semana.
Dentre as indicações, destaca-se o nome de Guilherme Sampaio, indicado para presidir a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agência, responsável pela gestão de rodovias e ferrovias, movimenta investimentos significativos. Para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o governo escolheu o engenheiro Tiago Faierstein, atual diretor da Infraero. Já a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) terá como novo dirigente o advogado Wadih Damous, ex-deputado e atual secretário do Ministério da Justiça.
O governo também fez outras nomeações importantes, como a de Artur Watt Neto para a presidência da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e a de Leandro Pinheiro Safatle para substituir Antônio Barra Torres na presidência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As escolhas visam fortalecer a atuação das agências reguladoras e garantir a continuidade de políticas públicas em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do país.