O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu, nesta quinta-feira (5), a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica. A cerimônia ocorreu durante a visita de Lula ao Uruguai, onde ele participa da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Durante o encontro, Lula destacou a importância de Mujica, não apenas por seu cargo, mas por ser uma figura emblemática de princípios e dedicação ao povo, causando emoção tanto no brasileiro quanto no uruguaio.
Mujica, que governou o Uruguai de 2010 a 2015, agradeceu a honraria, mas afirmou que não era um homem de prêmios ou medalhas, mas sim um “homem do povo”. O ex-presidente uruguaio reiterou sua humildade e o compromisso com o seu país. Lula também reforçou a amizade e o companheirismo com Mujica, enfatizando a importância do líder uruguaio como aliado e exemplo de liderança. O encontro contou com a presença do presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi.
O encontro aconteceu na véspera da cúpula do Mercosul, que terá a participação da Bolívia como membro pleno do bloco pela primeira vez. Durante o evento, o Panamá será integrado como Estado Associado e assinara três acordos importantes. O bloco, que representa uma grande parte do território e da população da América do Sul, continua a fortalecer suas alianças e expandir sua influência na região.