O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu, nesta sexta-feira (6), que o Partido dos Trabalhadores (PT) e o seu governo têm falhado na estratégia de comunicação nas redes sociais, o que tem prejudicado o diálogo com o eleitorado, especialmente no universo digital. Durante o Seminário Nacional do PT, Lula assumiu a responsabilidade pela falta de uma comunicação digital eficaz, destacando que a extrema-direita tem dominado esse espaço de maneira mais eficiente, enquanto a esquerda ainda luta para projetar suas iniciativas e ações de maneira ampla nas plataformas digitais.
Lula também criticou a ausência de uma estrutura organizada e digitalizada dentro do PT, mencionando que o partido não investiu adequadamente nesse tipo de comunicação nos últimos dois anos. Ele lamentou a falta de uma imprensa digitalizada competitiva, afirmando que, apesar de sua importância, não houve sequer licitações para o desenvolvimento dessa comunicação dentro do partido. O presidente destacou a necessidade urgente de uma estratégia digital mais robusta, que permita ao PT estabelecer um diálogo mais eficaz com o público, especialmente nas redes sociais.
Além das críticas à comunicação digital do partido, Lula reconheceu falhas em toda a comunicação do governo, afirmando que é necessário corrigir esses erros para garantir uma interação mais clara e eficiente com a população. A pressão sobre a esquerda para melhorar sua presença digital tem sido crescente, especialmente considerando o sucesso das estratégias de comunicação de partidos e políticos de direita nos últimos anos, o que tem colocado o PT em uma posição de desvantagem nas plataformas digitais.