No dia 12 de dezembro de 2024, um incidente de solapamento do solo ocorreu no canteiro de obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, na futura estação Bela Vista. A situação foi causada pela passagem de uma tuneladora, popularmente conhecida como “tatuzão”, que resultou na formação de uma cratera na área. Durante a vistoria, foi identificado que o solo sofreu solapamento parcial, mas, felizmente, não houve vítimas. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que a estrutura de um imóvel localizado nas proximidades, na Rua Rui Barbosa, 664, foi inspecionada e não apresentava riscos.
A concessionária LinhaUni, responsável pela obra, não forneceu um prazo para o fechamento do buraco, mas esclareceu que o problema está sendo investigado. A empresa afirmou que o incidente não causou danos a terceiros e que, de acordo com o plano de contingência, a área já estava isolada e o imóvel afetado devidamente escorado para evitar maiores danos. A empresa também garantiu que o cronograma de obras não foi impactado e que nem o túnel nem a tuneladora foram afetados pela intercorrência.
Este é o terceiro incidente registrado na construção da Linha 6-Laranja. Anteriormente, ocorreram outros dois acidentes: um desmoronamento na Marginal do Tietê, em fevereiro de 2022, e a abertura de uma cratera na Freguesia do Ó, em maio de 2024. O projeto da linha, que ligará a região de Brasilândia até São Joaquim, tem previsão de entrega para a primeira fase em outubro de 2027, mas o cronograma pode sofrer ajustes devido a atrasos enfrentados ao longo das obras.