A Lecar, nova montadora brasileira fundada em 2022, planeja se tornar a primeira fabricante nacional de carros híbridos, com o modelo 459, um SUV cupê inspirado no Tesla Model Y. Após uma mudança de planos, a marca optou por desenvolver veículos híbridos flex, adaptados à realidade do mercado brasileiro e suas dificuldades com infraestrutura de recarga elétrica. O modelo 459 terá motor 1.0 turbo, com 163 cv de potência combinada, e será lançado a partir de 2026, com produção inicial na China. A empresa também revelou planos para sua picape híbrida, chamada Cyber Campo, que terá dimensões compactas e será baseada na mesma plataforma do 459.
Além de seus veículos, a Lecar aposta em uma estratégia de redução de custos e aumento de produção com foco no mercado local. A montadora planeja produzir 83% de suas peças no Brasil, o que garante menor custo de logística e maior facilidade no pós-venda. Com a intenção de expandir, a empresa está investindo na construção de uma fábrica no Espírito Santo, com capacidade para 120 mil veículos por ano. A produção do 459 começará em 2025, com entrega ao público em 2026. Para acelerar o processo, a Lecar utilizará a produção terceirizada no início, em um formato semelhante ao modelo “OEM”, com a planta fabril operando conforme especificações brasileiras.
Com o apoio do governo federal e do programa Mover, a Lecar busca parcerias internacionais e nacionais para viabilizar sua produção. A marca se inspira em exemplos de empresas brasileiras pioneiras, como a Gurgel, para não repetir erros do passado e garantir o sucesso de seu projeto. Apesar de seu foco inicial em veículos híbridos, a Lecar pretende, a longo prazo, alcançar a produção 100% nacional, com todos os processos e tecnologias desenvolvidos no Brasil. A ambição é tornar a marca uma referência no mercado automotivo, com carros acessíveis, de baixa manutenção e alta tecnologia.