O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou os resultados de sua mais recente testagem de segurança de picapes médias, destacando uma diferença de duas estrelas entre a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok. A Ranger obteve a pontuação máxima de cinco estrelas, enquanto a Amarok recebeu apenas três. A Ford, fabricada na Argentina, se destacou pela proteção robusta para ocupantes e pedestres, oferecendo sete airbags de série e sistema de controle eletrônico de estabilidade, além de tecnologias avançadas como o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), que garantiu a pontuação máxima. A picape apresentou uma boa proteção em testes de impacto frontal e lateral, mas teve desempenho insatisfatório na proteção de pedestres devido à borda dianteira do capô.
Por outro lado, a Volkswagen Amarok, também produzida na Argentina, apresentou uma estrutura estável em impactos frontais, mas teve proteção marginal para o peito do motorista. Apesar de contar com seis airbags de série e airbags laterais e de cortina para proteção lateral, a picape ficou aquém das expectativas devido à falta de tecnologias de segurança ativa, como a frenagem autônoma. A Amarok obteve 80,87% de proteção para adultos e 87,08% para crianças, mas apresentou desempenho mais baixo na proteção de pedestres (62,18%) e assistência à segurança (66,28%). As funcionalidades de alerta de colisão frontal e de saída de faixa, disponíveis como opcionais, não contam com intervenções ativas, o que impactou negativamente sua pontuação.
O desempenho das picapes no Latin NCAP levanta questões sobre a necessidade de os fabricantes de automóveis adotarem medidas de segurança mais rigorosas, especialmente no mercado latino-americano. A Volkswagen, que já lançou a segunda geração da Amarok na Europa e outros mercados, deve buscar adaptar sua tecnologia para atender aos padrões globais de segurança na região. Segundo Stephan Brodziak, presidente do Latin NCAP, é essencial que os consumidores da América Latina tenham acesso a veículos com níveis de segurança equivalentes aos de outras regiões, garantindo maior proteção aos ocupantes e pedestres.