A Justiça de Santarém manteve a prisão preventiva de dois tripulantes de embarcação envolvidos em um esquema de tráfico de drogas. Os suspeitos foram presos em outubro de 2024 com mais de 80 kg de entorpecentes, apreendidos no Porto do D.E.R. A prisão foi resultado de investigações da Polícia Militar, que monitorava as atividades da embarcação que realizava a linha entre os estados do Pará e Amazonas.
Um terceiro envolvido, que atuava como motorista de transporte por aplicativo, teve seu pedido de prisão domiciliar aceito. A decisão foi baseada no fato de que o réu colaborou com a investigação e tinha bons antecedentes, além de ser réu primário e responsável por uma família. Já os dois tripulantes tiveram seus pedidos negados, devido à evidência de um envolvimento mais profundo com o tráfico interestadual de drogas.
Os acusados usavam suas funções para transportar substâncias ilícitas entre os dois estados sem levantar suspeitas. Durante a operação, foram apreendidos 74 tabletes de pasta base de crack. O caso está sendo acompanhado pela Justiça, que mantém a prisão dos réus devido à gravidade do envolvimento com o tráfico e outros antecedentes criminais, como violência doméstica e condenações anteriores.