Em setembro de 2023, um crime brutal em Rio Branco resultou na morte de um jovem de 24 anos, cujos restos mortais foram encontrados no Rio Acre. O caso, investigado pela Polícia Civil, foi motivado por um “tribunal do crime”, em que os suspeitos usaram um perfil falso de uma mulher para atrair a vítima a uma emboscada. O corpo foi encontrado com sinais de violência e amarras nas mãos e pés, e a vítima estava com a boca amordaçada.
Seis suspeitos foram identificados e estão presos desde outubro, após a Operação Odisseu. A operação cumpriu mandados em Rio Branco e em Indaial, Santa Catarina, onde um dos acusados foi detido. Os réus enfrentam acusações de homicídio qualificado, formação de organização criminosa e outros crimes, sendo que alguns deles também são responsabilizados por liderar o grupo criminoso.
A decisão judicial, assinada em novembro, determinou que os réus permaneçam presos enquanto aguardam julgamento, com base nas evidências reunidas. A polícia ressaltou que o crime envolveu o uso de um perfil falso para atrair a vítima, o que levou à escolha do nome “Odisseu” para a operação, em referência à mitologia grega. O caso segue sendo investigado, com o Ministério Público acompanhando as ações legais.