João Fonseca garantiu sua vaga na semifinal do Torneio Next Gen Finals, após uma vitória convincente sobre o americano Learner Tien por 3 sets a 1, com parciais de 4/0, 4/0, 1/4 e 4/2, em Jeddah, na Arábia Saudita. O brasileiro, de 18 anos, já havia derrotado o francês Arthur Fils na estreia, confirmando seu lugar no mata-mata da competição que reúne os oito melhores tenistas do mundo com até 20 anos. Com o resultado, Fonseca se tornou o segundo sul-americano da história a alcançar a semifinal do torneio.
Na partida contra Tien, o brasileiro teve um desempenho excelente nos dois primeiros sets, fechando-os com dois “pneus”. O americano só conseguiu vencer seu primeiro game no terceiro set, após 30 minutos de jogo. Porém, após uma queda de intensidade, Fonseca viu seu adversário reagir e vencer o terceiro set. No quarto set, o carioca retomou o controle da partida, fechando a vitória com um 4/2 e garantindo sua classificação com 17 bolas vencedoras, contra 14 de Tien.
O torneio, que é disputado sob regras diferenciadas, segue com jogos em melhor de cinco sets curtos, com partidas mais dinâmicas e intervalos mais rápidos entre os games. Fonseca, o jogador mais novo e com o ranking mais baixo da competição, tem se destacado por sua habilidade e consistência, superando adversários com melhores colocações. Na sexta-feira, o brasileiro enfrentará o checo Jakub Mensik em seu terceiro e último jogo da fase de grupos.