Mathias Pogba, irmão de um famoso jogador de futebol francês, foi condenado a três anos de prisão, com dois desses anos em regime de suspensão condicional, por envolvimento em um esquema de extorsão e sequestro. O tribunal de Paris determinou que ele cumprisse parte da pena em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, conforme solicitado pela promotoria. A defesa de Mathias declarou que ele provavelmente apelará da decisão, alegando que seu cliente foi manipulado e forçado a participar do crime.
O caso remonta a 2022, quando Mathias e outros cinco indivíduos tentaram extorquir uma grande quantia de dinheiro do jogador, alegando que ele deveria apoio financeiro a eles após se tornar uma estrela internacional do futebol. O grupo ameaçou e intimidou a vítima, inclusive realizando um assalto armado. Os réus foram acusados de extorsão, sequestro e conspiração criminosa, sendo processados por tentarem forçar o jogador a atender às suas exigências financeiras.
Além desse episódio, o jogador francês esteve envolvido em outra controvérsia no ano passado, quando foi suspenso por dopagem após o uso de testosterona sintética. A Corte Arbitral do Esporte reduziu sua punição por reconhecer a falta de intenção do atleta em se beneficiar da substância proibida. Atualmente, ele se encontra afastado dos campos e tem sua liberação prevista para março, com rumores sobre uma possível transferência para um clube brasileiro, embora o interesse ainda não tenha sido confirmado.