O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 foi divulgado pela Secretaria da Economia, com destaque para a data limite de 15 de janeiro para o pagamento à vista com desconto de 8%. Esse prazo também se aplica para quem optar pelo parcelamento. Comparado ao ano anterior, o desconto aumentou em relação a 2023, que era de 7%. A grande novidade para 2025 é a unificação das datas de pagamento, com todos os vencimentos concentrados no dia 15 de cada mês. Quando a data cair no final de semana, o pagamento poderá ser feito no primeiro dia útil seguinte.
As placas com finais 1 e 2 poderão parcelar o imposto em até nove vezes, enquanto as de finais 3 a 0 terão a opção de dez parcelas. Essa diferença se deve ao calendário de renovação do Licenciamento Anual, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), que define o prazo de setembro para os veículos de finais 1 e 2. A tabela FIPE, que serve para a avaliação de veículos usados, registrou uma leve redução de 0,35% nos preços em relação ao ano passado. Entretanto, veículos como caminhões sofrerão reajuste de 3,81%, enquanto as camionetas e utilitários terão redução média de 3,38%.
Além disso, o IPVA de 2025 prevê isenções para pessoas com deficiência (PCD), com cerca de 12 mil beneficiados, e para veículos com mais de 15 anos de fabricação, que correspondem a aproximadamente 2,5 milhões de veículos. Também há redução do imposto para carros populares, como os de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cc, além de descontos para participantes do Programa Nota Fiscal Goiana, que variam entre 5% e 10%. Dessa forma, a frota tributável totaliza aproximadamente 2 milhões de veículos. O calendário completo e mais informações podem ser acessados no site da Secretaria da Economia e no Diário Oficial do Estado.