A partir de segunda-feira, 9 de dezembro, os proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 em Goiás poderão parcelar o IPVA 2024 em até seis vezes, caso o imposto esteja atrasado. Para isso, é necessário acessar o site da Secretaria da Economia, onde o parcelamento estará disponível com os acréscimos previstos pela legislação. O parcelamento só será possível após a migração dos débitos do Detran para a Secretaria da Economia, o que ocorrerá entre os dias 7 e 8 de dezembro para cerca de 600 mil veículos.
A recomendação é que quem emitir o boleto nesta sexta-feira (6/12) pague o imposto ainda nesse dia, antes da migração. Após a transferência, o contribuinte deverá gerar o documento de arrecadação para efetuar o pagamento no portal da Secretaria da Economia. O processo de migração visa evitar que os motoristas paguem os boletos enquanto o sistema está sendo atualizado, com o Detran bloqueando a emissão de boletos durante o final de semana.
Além do parcelamento do IPVA, o licenciamento anual e as infrações de trânsito devem ser regularizados diretamente no site do Detran. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) só será emitido após a quitação de todos os débitos, incluindo multas de trânsito. Para os veículos com placas finais 3 a 0, o parcelamento do IPVA estará disponível 90 dias após o vencimento da cota única, com liberação ao longo de janeiro de 2024.