A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) iniciou, nesta terça-feira, 17, a primeira etapa das obras de saneamento ambiental no entorno do canal da Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém. A intervenção faz parte dos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para acontecer em novembro de 2025 na cidade. Durante a obra, a Rua Bernal do Couto, entre a Doca e a Travessa Almirante Wandenkolk, terá uma das faixas interditadas até o dia 28 de novembro, das 8h às 21h, com o objetivo de melhorar o sistema de coleta de esgoto da região.
A obra de saneamento visa erradicar o lançamento de esgoto no canal, promovendo a construção de infraestrutura de coleta adequada para os imóveis ao redor. O projeto já foi implementado em outras áreas próximas, como a Rua Municipalidade e a Avenida Senador Lemos, e agora se estende para a Rua Bernal do Couto. Além do benefício direto à saúde pública, as melhorias no saneamento têm como objetivo preparar a área para o futuro parque linear, que incluirá espaços de convivência e lazer para a população local.
A primeira fase do projeto de saneamento faz parte de uma parceria entre os governos do Pará e Federal, com o apoio da Itaipu Binacional. As obras incluem a instalação de 7.600 metros de rede coletora de esgoto, 140 Poços de Visita (PV), cerca de 700 ramais domiciliares e a construção de uma estação elevatória de esgoto, além da demolição e recomposição do pavimento asfáltico. O trabalho deve garantir uma maior qualidade de vida para os moradores da região, ao mesmo tempo em que promove a preservação ambiental e o desenvolvimento urbano sustentável.