O governo de Mato Grosso do Sul abriu inscrições para a seleção de 40 projetos culturais que farão parte da Rede Estadual de Pontos de Cultura. A iniciativa é parte da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e visa promover o acesso da população aos bens e serviços culturais em diversas regiões do estado. O total de investimento destinado a este edital é de R$ 2,4 milhões, e o período de inscrição vai de 18 de dezembro de 2024 a 17 de janeiro de 2025.
Podem participar entidades com CNPJ, como Pontos e Pontões de Cultura, e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que ainda não possuam certificação como Ponto de Cultura, mas que atendam aos requisitos estabelecidos. Para se certificar, as entidades precisam obter uma pontuação mínima de 50 pontos na avaliação da atuação cultural e atender à documentação solicitada na fase de habilitação, tornando-se assim aptas para receber o financiamento e apoio.
Os projetos inscritos deverão apresentar um Plano de Trabalho detalhado, incluindo um plano de aplicação dos recursos. A execução dos projetos será de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período. Os recursos são provenientes do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com a intenção de fortalecer e expandir a oferta cultural no estado.