O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades severas para sete estados do Brasil, com risco de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. O aviso, que está em vigor até às 10h de quarta-feira (4), afeta os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ventos que podem chegar a 100 km/h e risco de danos significativos, como cortes de energia elétrica, alagamentos e destruição de plantações.
O alerta de intensidade maior envolve áreas como o Centro Goiano, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, partes do Paraná, Mato Grosso do Sul, e São Paulo, incluindo cidades como Campinas, Bauru e Ribeirão Preto. Além disso, o Inmet emitiu um segundo alerta, de menor gravidade, para chuvas de 20 a 30 mm/h, com ventos de até 60 km/h, que afetam outras áreas como o Norte de Minas Gerais, o Centro-Oeste e o Nordeste. A previsão é que esses fenômenos climáticos tragam riscos menores, como queda de galhos e alagamentos.
A orientação do Inmet à população é de prudência, principalmente durante as rajadas de vento. Recomenda-se evitar abrigar-se debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a estruturas vulneráveis, como torres de transmissão e placas de propaganda. Caso possível, é aconselhado desligar aparelhos elétricos para evitar riscos. O Inmet também alerta para o contato com a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergências, a fim de garantir a segurança da população diante das condições adversas previstas.