Cheng Chen, uma idosa de 90 anos, impressionou o público ao participar de uma competição de levantamento de peso em Taipei, Taiwan, levantando uma barra de 35 kg. A atividade, iniciada no ano anterior após seu diagnóstico de Parkinson, tem sido parte de seu regime de exercícios recomendado pela neta. Cheng Chen acredita que os treinos de levantamento de peso ajudaram a melhorar sua postura e aliviar algumas de suas dores. Durante a competição, ela conseguiu levantar até 45 kg utilizando uma barra hexagonal, um tipo de equipamento que oferece maior estabilidade e segurança.
O evento atraiu participantes com mais de 70 anos, com Cheng Chen sendo uma das 45 pessoas na competição, e o participante mais velho com 92 anos. A competição, que ocorreu em três rodadas, teve uma grande audiência de familiares e outros membros da comunidade, refletindo o crescente incentivo ao envelhecimento ativo. O governo de Taiwan tem promovido academias de ginástica acessíveis para idosos, visando a saúde e o bem-estar dessa população, que deve superar 20% de idosos no país no próximo ano.
Cheng Chen, apesar de não ter conquistado uma medalha, foi amplamente elogiada pelo público e recebeu um certificado por sua participação. Seu exemplo serve para inspirar outros idosos a adotar a prática de atividades físicas para melhorar a saúde e prevenir problemas como a perda muscular e o risco de quedas. A ideia de Cheng Chen é simples: manter-se saudável através do exercício, sem a necessidade de esforço excessivo.