O Ibovespa Futuro registrou queda nesta segunda-feira (23), seguindo o desempenho dos mercados externos em uma semana de liquidez reduzida, devido ao feriado de Natal. Os investidores continuam monitorando os dados sobre a inflação nos Estados Unidos, o que alimenta expectativas de um possível afrouxamento monetário no próximo ano. O alívio gerado pela aprovação de um orçamento nos EUA, evitando uma paralisação do governo, também ajudou a impulsionar os mercados internacionais.
No Brasil, a projeção do IPCA de 2025 subiu pela 10ª semana consecutiva, alcançando 4,84%, acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central. Esse aumento nas expectativas de inflação segue em paralelo com a forte demanda por dólares e os rendimentos mais altos dos títulos, que continuam impactando negativamente commodities e ouro. A queda no Ibovespa Futuro, que registrava -0,38% às 9h05, reflete esse cenário de incertezas e dados econômicos mistos.
Enquanto isso, o mercado de câmbio também registrou alta do dólar, que subiu 0,74%, cotado a R$ 6,117. Nos mercados internacionais, o Dow Jones e o S&P500 operavam em baixa, enquanto o Nasdaq apresentou leve alta. Na Ásia, as bolsas fecharam em alta, exceto em Xangai, onde a expectativa sobre a fusão das montadoras japonesas Honda e Nissan dominava as atenções. O mercado de petróleo e o minério de ferro também registraram movimentos mistos, refletindo as incertezas globais.