O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) realizará no próximo sábado (7) o Mutirão de Combate ao Câncer de Pele, uma ação gratuita de prevenção ao câncer de pele no contexto do Dezembro Laranja. Durante o evento, serão realizadas mais de 20 cirurgias, além de biópsias e atendimentos médicos para pacientes com lesões suspeitas da doença. O mutirão está aberto a moradores da macrorregião Triângulo Norte, sem necessidade de agendamento prévio.
A iniciativa visa alertar a população sobre os sinais do câncer de pele e os cuidados necessários para prevenção. A dermatologista Mabel Gomides, coordenadora do mutirão, recomenda a observação do padrão ABCDE para identificar lesões suspeitas, como assimetria, borda irregular, variação de cor, diâmetro superior a 6 mm e mudanças ao longo do tempo. Pacientes que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar orientação médica.
Além disso, o evento reforça a importância da adoção de medidas preventivas contra o câncer de pele, como o uso de protetor solar, roupas com fotoproteção, chapéus e óculos, e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h. Pessoas com histórico de exposição solar intensa, muitas pintas ou feridas que não cicatrizam estão em maior risco e devem estar atentas aos cuidados para reduzir as chances de desenvolver a doença.